Aumenta o empreendedorismo digital durante a pandemia de Covid-19
- jornal360vergueiro
- 6 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2020
Diante do atual cenário econômico, as pessoas têm buscado soluções financeiras no meio digital
Por Caroline Vale e Lucas Vinicius

Foto: Victor Rodrigues / Instagram: @rita_e_douglas_temperos
Com a população por meses em isolamento social, o empreendedorismo digital se tornou uma opção viável para muitos. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o tráfego no meio digital aumentou entre 40% e 50% durante esse período.
O empreendedorismo digital já ganhava cada vez mais espaço, pois além de demandar um investimento menor, na internet não existe barreira geográfica e, por isso, os negócios apresentam um crescimento mais rápido.
Como reflexo da pandemia, muitas pessoas perderam o emprego, enquanto outras já estavam em busca de uma oportunidade antes mesmo da quarentena ser decretada. Nesse contexto, o comércio eletrônico surge como uma opção para manter a renda.
É o caso da vendedora Isabela Sousa, de 30 anos, que foi demitida no início da pandemia. “Eu abri uma loja online e aprendi que a divulgação é essencial, o cliente escolhe a peça por foto e eu combino a entrega. O lucro vem através dessa divulgação. Se eu não divulgo, eu não vendo.”
Esse modelo de empreendedorismo também possui pontos negativos. “Com tanta gente vendendo ao mesmo tempo, a competitividade aumentou e os clientes não possuem tanta segurança ao escolher o produto”, comenta Isabela.
Raquel Marotta, de 26 anos, passou a vender laços infantis nas redes sociais. “Em cinco meses de isolamento, as pessoas passaram a comprar mais de pequenos negócios, a internet foi essencial tanto para comprar, quanto para vender.”
“Mesmo que muitos ainda não confiem em comprar online, com as redes sociais eu consigo alcançar mais pessoas ao mesmo tempo, foi assim que consegui pagar minhas despesas”, completa Raquel.
Com os comércios fechados, os grandes empreendedores também precisaram se reinventar para manter os lucros, e usaram a tecnologia para isso. Como um meio de vendas, o e-commerce lucrou R$9,4 bilhões em abril, segundo o levantamento do Movimento Compre & Confie. O aumento foi de 81% comparado ao mesmo período do ano passado.
A procura por conhecimento
Quem optou pelo empreendedorismo como uma solução para lidar com a crise, tem buscado conhecimento sobre o assunto no próprio meio digital. De acordo com um levantamento do Sebrae, a procura por cursos e capacitações online cresceu mais de 200%, em comparação ao mesmo período de 2019.
A publicitária Stefania Dominique, de 24 anos, criou uma página de empreendedorismo digital, onde ela produz conteúdos sobre a área. “Meu objetivo é colaborar para que os empreendedores cresçam com liberdade para tocar seus próprios negócios, e serem seus próprios chefes.”
Stefania também promove consultorias, o que a faz prosperar economicamente. “Sempre falo sobre os resultados que tenho aqui, coisas que nunca imaginei que conquistaria tão nova. Quero estimular outras pessoas a chegar onde desejam também”, completa a empresária.







Comentários